HIDRATAÇÃO NO VERÃO

Época mais quente do ano requer maior atenção com a hidratação.

A estação mais quente do ano está chegando, e beber água para manter um corpo hidratado e saudável é fundamental. Um dos problemas de saúde mais frequentes que atingem as pessoas com mais de 60 anos, está relacionado à desidratação, que sempre aparece mais no verão. Além de vários benefícios, beber água também ajuda a combater a hipodipsia.

Comum na terceira idade, a hipodipsia é a diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais responsáveis pelo controle da sede. Isso faz com que a pessoa sinta menos vontade de beber água, por mais que o organismo esteja necessitando. Por essa razão, parte da população com idade acima de 60 anos é mais propensa à desidratação.

A água é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo do corpo humano. Os médicos recomendam que as pessoas bebam, no mínimo, dois litros de água por dia. Para a terceira idade, o ideal é que consumam muito mais, de preferência, sempre entre as refeições.

Além da água, sucos, chás, água de coco, vitaminas, sopas e frutas ricas em água, como melancia, melão, abacaxi, laranja e tangerina também ajudam a manter o corpo hidratado. Mas vale ressaltar, que nenhum deles substituem a água.

Aos que têm dificuldade em se adaptar a beber água, também há a opção de saborizar a água. Para isso, basta pegar uma garrafa com água e adicionar casca ou uma rodela de fruta, como laranja ou limão, ou algumas ervas, como a hortelã.

Para evitar o esquecimento na hora de beber água, uma dica importante é beber água toda vez que passar pela cozinha. Ou até mesmo acionar o despertador no relógio várias vezes ao dia, para sempre se lembrar da hora de se hidratar. Seja como for, o que importa é sempre arrumar um tempinho livre para uma pequena atitude que faz toda a diferença na sua saúde.

Leia mais notícias